ONCOLOGIA CLÍNICA

A oncologia é a especialidade da medicina que estuda os tumores  malignos (câncer). A origem da palavra tem duas acepções: na palavra grega “onkos” que significa massa, volume, tumor; e no termo “logia” que significa estudo. Pode ser dividida na parte clínica ou cirúrgica.

O oncologista clínico é o profissional que se ocupa pela abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos (quimioterapia, hormonioterapia e/ou terapias biológicas).

Especialistas:
Drª Iane Pinto F. Lima
Drª Camila Pinto F. Lima
Dr. Leonardo Atem G. A. Costa
Drª. Vera R. Emiliano
Drª. Karennine V. Nogueira


ONCO-HEMATOLOGIA

A hematologia é ramo da medicina que se ocupa do estudo as doenças do sangue e seus elementos figurados (glóbulos vermelhos/hemácias, glóbulos brancos/leucócitos e plaquetas; além dos órgãos onde são produzidos (medula óssea,  linfonos/gânglios e baço).

A onco-hematologia é a área que cuida das doenças malignas do sangue e afins.  Fazem parte desse grupo os linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas, mielodisplasias e o mieloma múltiplo.

Especialistas:
Dr. Emmerson S. Eulálio
Drª. Elida Lívia R. Dantas
Dr. Fco Emiliano R. Dantas


MASTOLOGIA

Mastologia é a especialidade médica que estuda, previne, diagnostica e trata as doenças das glândulas mamárias, sejam elas benignas ou malignas (câncer de mama).

Especialista:
Drª. Milena V. de Holanda


URO-ONCOLOGIA

A urologia é é a especialidade médica que se ocupa do estudo e tratamento do trato urinário dos dois sexos e do sistema reprodutor masculino. Já a uro-oncologia é o ramo da urologia responsável pela prevenção, diagnóstico, investigação, tratamento e seguimento das neoplasias  genito-urinárias.

Especialista:
Dr. Carlos Augusto G. Vasconcelos


RADIOTERAPIA

Radioterapia é uma forma de tratamento que utiliza feixes de radiações ionizantes, capazes de destruir as céluas tumorais.  Estas radiações são invisíveis, indolores e utiliza diferentes formas de radiação ionizante de forma segura e eficiente provocando um dano fatal no DNA das células malígnas. O radio-oncologista é o médico responsável por essa modalidade terapêutica.

Especialista:
Dr. Igor M. Veras


GERIATRIA

Geriatria é a especialidade da medicina responsável pela prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em pessoas com idades avançadas. Abrange desde o envelhecimento saudável até o tratamento e reabilitação do idoso.

Especialista:
Dr. Rômulo R. Lôbo


CIRURGIA VASCULAR

Cirurgia vascular ou angiologia é a área da medicina responsável pelas doenças dos vasos sanguíneos (artérias e veias) e linfáticos. Atua no diagnóstico e tratamento cirúrgico dessas enfermidades.

Especialista:
Dr. Samuel P. Miranda


REUMATOLOGIA

Reumatologia é a área da medicina que se ocupa do estudo e tratamento das doenças que acometem os tecidos conjuntivos (articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos); chamadas de doenças reumáticas ou reumatismos.

Especialista:
Drª. Patricia Rolim M. Lôbo


ENDOCRINOLOGIA

Endocrinologia é a especialidade médica responsável pelas glândulas de um modo geral; estruturas responsáveis pela produção e liberação de hormônios essenciais para o funcionamento do organismo.

Especialista:
Drª. Danielle S. Bessa


PSICOLOGIA

É a ciência que estuda o comportamento do ser humano e as funções mentais. O psicólogo é o profissional capaz de observar e analizar as atitudes, os sentimentos dos pacientes e ajudá-lo a encontrar as causas dos seus problemas e rever comportamentos inadequados.

Especialista:
Drª. Ivania M. Pinheiro


NUTRIÇÃO

Nutrição é o processo biológico através do qual um organismo assimila os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

O nutricionista é o profissional capaz de ajudar o paciente a promover, recuperar e manter a saúde através da alimentação, detectando deficiências ou excessos com o objetivo de alcançar uma dieta adequada e saudável para cada indivíduo. No caso dos pacientes oncológicos, o nutricionista pode auxiliar na diminuição dos efeitos colaterais, melhorando a qualidade de vida e adesão ao tratamento.

Especialistas:
Drª. Danielle M. Uchôa
Drª. Carone A. Lima
Drª. Juliana C. Bastos


ENFERMAGEM ONCOLÓGICA

A Enfermagem Oncológica  é responsável pelo cuidado integral centrado no paciente em todas as fases do tratamento. Atua na administração da quimioterapia, na prevenção de complicações e detecção precoce dos efeitos colaterais. Além de prestar assistência durante o tratamento, o enfermeiro oncológico tem o papel de educador orientando tanto o paciente quanto os familiares.  Prestando cuidado diferenciado e especializado, proporcionando, assim, um cuidado holístico que responda a todas as necessidades do individuo.

Especialista:
Christine Eufrásio R. de Araújo
Milena C. Tupinambá


FARMÁCIA ONCOLÓGICA

A Farmácia em Oncologia participa ativamente das atividades que envolvem a manipulação e gerenciamento dos medicamentos utilizados durante a quimioterapia, fornecendo aos pacientes e membros da equipe informações técnicas a cerca da terapia.

Ao farmacêutico agrega-se a responsabilidade de assegurar que a terapia farmacológica indicada ao paciente seja adequada, a mais efetiva disponível, a mais segura e seja administrada na posologia prescrita pelo médico.

Especialista:
Italo Bruno F. Tavares