O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas.

 

Além disso, também é o tipo de câncer que mais mata as mulheres no País e cerca de oito mil casos da doença em 2020, ainda de acordo com o INCA, tiveram relação direta com maus hábitos ou fatores de risco, como consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, excesso de peso e não ter amamentado.

 

É importante lembrar que a doença também acomete os homens – ainda que em casos raros, representando apenas 1% dessa população. Daí a importância da campanha Outubro Rosa, que visa promover a conscientização e prevenção sobre o câncer de mama, alertando para o diagnóstico precoce da doença.

 

Sintomas

O câncer de mama pode ser de vários tipos, alguns deles com o desenvolvimento rápido e outros mais lentos. Os principais sintomas são:

 

  • Nódulo fixo na região mamária, geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja;
  • Alterações no mamilo;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

 

É importante que as pessoas, principalmente as mulheres, observem suas mamas e realizem o autoexame com regular frequência. A realização da mamografia de forma preventiva, a partir dos 40 anos, é a forma mais eficiente para a detecção precoce do câncer de mama.

 

Caso perceba alguma alteração, esta deve ser investigada por um médico, para que seja confirmada se há ou não a presença de um tumor.

 

Tratamento

Para contribuir com a manutenção da saúde dos pacientes oncológicos, a Quimioclinic oferece serviços especializados de quimioterapia e ambulatorial que integram o tratamento do câncer de mama. Saiba mais sobre cada um deles:

 

MASTOLOGIA

Mastologia é a especialidade médica que estuda, previne, diagnostica e trata as doenças das glândulas mamárias, sejam elas benignas ou malignas (câncer de mama).

 

 

ONCOLOGIA CLÍNICA

A oncologia é a especialidade da medicina que estuda os tumores malignos (câncer), podendo ser dividida na parte clínica ou cirúrgica. O oncologista clínico é o profissional que se ocupa pela abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos (quimioterapia, hormonioterapia e/ou terapias biológicas).

 

RADIOTERAPIA

Radioterapia é uma forma de tratamento que utiliza feixes de radiações ionizantes, capazes de destruir as células tumorais.  Estas radiações são invisíveis, indolores e utilizam diferentes formas de radiação ionizante de forma segura e eficiente provocando um dano fatal no DNA das células malignas. O radio-oncologista é o médico responsável por essa modalidade terapêutica.

 

Para obter mais informações, entre em contato conosco por telefone: (85) 3261.3111 | (85) 3261.5086 | (85) 99613.3211 (Claro) | (85) 98685.4193 (Oi). O atendimento é feito de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 18h, e sexta-feira, das 7h30 às 17h.