O Câncer de mama afeta a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo; é um dos três tipos de neoplasia de maior incidência no mundo, e o quinto em questão de mortalidade. No Brasil, é o câncer que mais acomete as mulheres; a única região em que não é o mais incidente entre as mulheres é a Norte, onde o de colo uterino ocupa a primeira posição.

O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura; portanto a mamografia é o principal método de rastreamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, há uma redução acentuada da quantidade de mamografias realizadas no país, sendo um alerta para a importância da Campanha.

A Campanha Outubro Rosa é realizada mundialmente, com a intenção de alertar a sociedade civil sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de lutar por direitos como atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

O Movimento foi criado no início da década de 90, em Nova York, quando a instituição “Susan G. Komen Breast Cancer Foundation” distribuía laços cor-de-rosa aos participantes da “Corrida pela cura”. Inicialmente o evento ocorria sem o envolvimento de outras instituições públicas ou privadas; porém, com seu crescimento, o mês de outubro ficou instituído nos Estados Unidos como o mês de conscientização nacional.

 

 

No Brasil, a primeira ação foi realizada em 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista no parque Ibirapuera em São Paulo. A partir de 2008, iniciativas como essa se tornaram cada vez mais freqüente.

 

 

O objetivo é focar este assunto tão sério nos 12 meses do ano, já que a doença está presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial para todos nós.

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